Viabilidades para aplicativos: como validar o seu projeto?

A criação de softwares mobile é uma aposta feita por várias empresas. O número de pessoas que utilizam plataformas mobile para trocar informações nunca foi tão grande, e nesse cenário, investir em um app para dispositivos móveis tornou-se quase uma obrigação.

Esse investimento pode ser feito tanto para tornar a empresa presente em mais canais quanto para fornecer serviços de novas formas. Para que tudo dê certo, a empresa deve sempre deve fazer o estudo da viabilidade para aplicativos que ela pretende criar.

Como avaliar se as ideias são capazes de gerar um grande retorno sobre o seu investimento? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!

Conheça o seu público-alvo

A viabilidade de um aplicativo está diretamente conectada à capacidade da empresa conhecer o seu público-alvo. Quando o negócio compreende as necessidades de quem utilizará a ferramenta, fica mais fácil identificar as funcionalidades mais interessantes, criar uma experiência de usuário atraente e definir itens como o layout do sistema da forma correta.

Todos esses fatores auxiliarão o negócio a fidelizar usuários e a garantir o sucesso da sua ferramenta. Portanto, faça uma pesquisa completa sobre o público-alvo da sua aplicação.

Identifique quais são as necessidades e o tipo de linguagem visual e ortográfica mais adequado para quem for utilizar o app. Executando esse processo no momento em que a aplicação for criada, você garantirá a viabilidade dos softwares criados pelo seu negócio.

Crie um MVP

O conceito de Produto Viável Mínimo (MVP, ou Minimum Viable Product, em inglês) é disseminado pela indústria como uma forma de avaliar a viabilidade de uma ideia antes que grandes investimentos sejam realizados. O MVP é uma ferramenta com um conjunto de funcionalidades básicas, que pode ser apresentada para o usuário para a análise de quais recursos funcionam e quais devem ser abandonados.

Em outras palavras, o MVP dá à empresa a chance de identificar, logo nas primeiras etapas do desenvolvimento de um aplicativo, quais são as estratégias que têm mais receptividade do público-alvo da ferramenta.

Conhecendo de uma forma mais profunda o que o seu usuário precisa, a empresa pode evitar prejuízos e alinhar o seu planejamento às expectativas dos seus usuários. Justamente por isso, todo o estudo de viabilidade para aplicativos deve contar com o MVP.

Adote o Big Data

A análise de dados tem um papel muito importante para que as empresas possam atuar com mais inteligência ao formular as suas estratégias de mercado. No mercado atual, o Big Data pode ser um fator-chave na identificação das melhores abordagens que podem ser adotadas para atingir as suas metas com o apoio de uma análise mais abrangente e inovadora.

Uma vez que a sua empresa já sabe qual é o seu público-alvo, adote o Big Data para identificar quais são as funcionalidades mais importantes do aplicativo para essas pessoas. Cruze dados de pesquisas e posts em redes sociais para rastrear as principais demandas. Dessa forma, o negócio conseguirá avaliar se o seu planejamento está bem estruturado, eliminando riscos e maximizando a viabilidade dos aplicativos criados.

Alinhe estratégias

Caso você esteja criando um aplicativo personalizado para fins corporativos, um ponto fundamental para garantir a viabilidade da sua aplicação é alinhar estratégias com o cliente.

Trabalhe lado a lado com o seu usuário para definir quais são os recursos mais importantes, para melhorar funcionalidades já existentes e para otimizar a forma como o sistema será estruturado.

O alinhamento de estratégias deve ser visto como um ponto-chave durante o estudo de viabilidade para aplicativos. Quando a companhia consegue garantir que as suas ideias são correspondentes às necessidades do usuário final, ela elimina os riscos e maximiza a capacidade de criar uma experiência de uso mais inteligente e inovadora.

Faça pesquisas com o usuário

Você está criando uma atualização para uma ferramenta que já é distribuída no mercado? Uma forma eficaz de avaliar a viabilidade de aplicativos nessas situações é executando uma pesquisa com usuários já existentes, avaliando quais das novas ideias são mais inteligentes.

Dessa forma, você conseguirá identificar quais das funcionalidades da nova versão são mais adequadas e diminuir os riscos do seu projeto dar errado. Se necessário, a empresa pode até optar por apresentar o MVP para o seu usuário como uma versão beta ou alpha. Assim, coletando feedbacks, a companhia otimiza a sua solução e torna a experiência de uso mais fidelizadora.

Saiba identificar custos

Todo aplicativo demanda um investimento. Conhecendo quais são os gastos necessários para a criação do sistema conforme o planejado, a empresa pode definir uma estratégia mais econômica e capaz de atingir os objetivos esperados em médio e longo prazo.

Diante disso, faça uma análise prévia de todos os custos que estarão envolvidos na criação da ferramenta. Identifique fatores como os custos de licenciamento das ferramentas utilizadas, os gastos com servidores para armazenar dados, a contratação de profissionais de suporte e demais serviços de terceiros. Dessa forma, a companhia pode ter uma noção mais ampla sobre como o novo sistema impactará no seu orçamento e, assim, avaliar se a viabilidade dos aplicativos é alta.

O estudo de viabilidade para aplicativos é um processo crucial no desenvolvimento de sistemas. É nessa hora que desenvolvedores alinham as suas estratégias com usuários, identificam quais são as funcionalidades que podem dar mais certo e reduzem as chances do sistema não ter a lucratividade esperada.

Justamente por isso, é fundamental que esse processo tenha um foco no usuário. Para maximizar as chances do aplicativo ter o sucesso esperado, o negócio precisa voltar-se para o que o seu público-alvo deseja, criando uma experiência de uso mais versátil, inteligente e agradável. Assim, as chances da ferramenta dar certo serão muito maiores.

Nesse processo, o apoio de um parceiro estratégico é fundamental para que a companhia possa executar o estudo da viabilidade para aplicativos da melhor forma possível. Uma empresa de consultoria pode direcionar o negócio a avaliar o seu mercado por meio de padrões mais modernos, reduzindo riscos com alta precisão. Quer saber como tudo isso é possível? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *