Saiba como escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos

Se você pretende lançar um novo app no mercado, saiba que, escolher bem uma empresa de desenvolvimento de aplicativos é parte imprescindível para o sucesso da sua estratégia.  Segundo uma pesquisa denominada Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no Brasil realizada pelas empresas Opinion Box e o Mobile Time, 20% dos pesquisados possuíam algum aplicativo pago em seus smartphones.

Além disso, dados da mesma pesquisa apontaram que 45% já realizaram alguma compra por meio de apps. Esses fatos demonstram a importância do desenvolvimento de aplicativos completos, que ampliem a experiência do usuário. Muitas novidades são lançadas diariamente, o mercado está cada vez mais competitivo e para suprir uma crescente demanda por aplicativos, muitas empresas contratam profissionais pouco qualificados e sem experiência, o que coloca sua qualidade em questão.

Nesse sentido, a forma com que se dá o desenvolvimento e a relação com o cliente pode ser um diferencial: é importante ter, além de preços atrativos, um pacote de serviço com um custo-benefício alto, transparência no processo de criação e suporte após o lançamento do app no mercado.

O objetivo deste artigo é destacar a importância de escolher a empresa de desenvolvimento de aplicativos certa para se fazer um projeto. Continue acompanhando!

Os preços oferecidos são competitivos?

Como esse requisito é parte importante de qualquer projeto, saiba comparar os preços praticados no mercado e verificar o custo-benefício da implantação, as taxas e custos adicionais que poderão ser cobrados e se a empresa permite desconto para pagamento antecipado.

Os prazos de entrega podem ser cumpridos?

Repare em como a empresa administra prazos para entrega dos aplicativos desenvolvidos. O atendimento desde o início do vínculo com o cliente é um reflexo da qualidade e comprometimento da empresa com os projetos em andamento. Verifique se não são feitas promessas difíceis, que não possam ser realizadas, para não dificultar o cumprimento dos prazos acordados.

Permite o compartilhamento do código fonte?

Há empresas que desenvolvem o app e obrigam que o cliente dependa dos seus serviços para realizar alterações, pois não se tem o direito do código. Mesmo que a empresa cobre a mais por isso, evite essa situação para ter o direito total sobre o produto. Pense que o primeiro ponto que deve ser levado em consideração é a qualidade. Só assim seu investimento no app pode valer à pena!

O serviço cobre todas as fases do ciclo de desenvolvimento?

Defina como será o processo de desenvolvimento e se a empresa:

  • oferece ferramentas de experiência do usuário;

  • realiza o design da interface gráfica;

  • faz a codificação;

  • efetua a manutenção inicial do app;

  • oferece utilidades de back-end;

  • otimiza o app para uso em todas as plataformas;

  • inclui no serviço o envio do aplicativo para a loja online.

Dessa forma, a empresa contratada pode cumprir com o serviço em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento do aplicativo.

Apresenta um portfólio atrativo?

São provas documentais de serviços já prestados, em que é possível também conhecer a forma de trabalho, ferramentas utilizadas ou a possibilidade de lucro após o lançamento do aplicativo. Essa é uma boa forma de conhecer o histórico da empresa e o nome de antigos clientes.

Escolha uma empresa que já tenha experiência com marcas conhecidas e repare nas particularidades dos aplicativos que já foram desenvolvidos. Ter know how certamente é um pré-requisito para evitar erros.

É comprometida com a satisfação de seus clientes?

As referências de clientes também são indispensáveis para verificar a competência da empresa. Procure em sites de reclamações e tente pesquisar no mercado para ter a noção correta do nível de qualidade do serviço prestado.

Oferece um suporte técnico no pós lançamento?

Todo o processo de desenvolvimento e publicação é apenas uma etapa do trabalho. O suporte diz respeito ao estágio que deve incluir atualizações, patches e escalabilidade do aplicativo, para melhorar o resultado mínimo esperado. Saiba, previamente, se a empresa escolhida oferece esse tipo de ajuda.

Realiza a simulação de aplicativo?

Certifique-se que a empresa escolhida está apta a realizar os testes de software que assegurem a eficiência do app ou aceite ideias e melhorias para definir a melhor experiência para o usuário.

O teste de software consiste no desenvolvimento de software orientado. Pode ser feito, por exemplo, por meio do chamado Test Driven Development ou TDD, no qual é implantada uma cultura de qualidade evolutiva e a verificação de códigos antes de elaborar o aplicativo em si.

Para o cliente, esse método apresenta a vantagem do correto funcionamento do software com uma solução de baixo custo e com garantia de qualidade. Já para desenvolvedores representa simplificação no processo de elaboração de códigos.

Existe ainda, outros testes de software chamados de funcionais, que se baseiam nos requisitos do sistema e consistem em realizar ações reais com o lançamento de dados e avaliação do retorno.

Já os testes unitários objetivam a validação das menores partes testáveis de um sistema (funções, que recebem argumentos e retornam um determinado valor ou ação), no qual são avaliadas entradas possíveis e saídas ou resultados esperados pela ação.

Etapas do teste de software

  • na etapa inicial são desenvolvidas possíveis falhas para determinada funcionalidade;

  • após a criação do teste é necessário criar uma solução para os problemas que foram verificados;

  • nessa etapa são eliminados os códigos redundantes e acoplamentos

  • na última fase o design do código é reformulado para ser mais legível.

Erros mais comuns no teste de software

  • ter a equipe errada;

  • não realizar análise de riscos;

  • não conseguir cumprir o cronograma de testes;

  • não ser imparcial.

Vantagens desse processo

  • diminuição do tempo gasto em depuração e correção de bugs: evita-se o retrabalho, já que não é necessário realizar um teste funcional para depurá-los;

  • redução do desenvolvimento de códigos desnecessários, em que é feito o suficiente para os testes passarem;

  • auxilia testes de regressão, já que evita-se o surgimento de novos bugs na correção de antigos;

  • melhora a qualidade do código, pois são criadas soluções mais simples e de modularidade.

Como foi possível observar, escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos é uma grande responsabilidade e exige uma pesquisa detalhada para se obter o sucesso no lançamento do app no mercado.

Tenha como parceira uma empresa séria, com diferencial para o processo de desenvolvimento de softwares online: a personalização. De forma transparente, a FocalWeb cria aplicativos híbridos e informa o custo e o prazo do trabalho aos clientes antes de iniciar o serviço.

Implemente soluções digitais sob medida e leve mobilidade para a sua empresa. Entre em contato com a FocalWeb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *