O que é a Cauda Longa, como aplicar ao meu negócio

O termo Cauda Longa, faz algum tempo, já ilumina o caminho de uma revolução que ocorre diariamente na internet: o fortalecimento de nichos.

O que é a Cauda Longa ?  

A Cauda Longa é uma conceito que vem de um artigo da Wired de autoria de Chris Anderson.  Conceito foi expandido em um blog e em um livro.

O que significa isso ?

Resumindo, a Cauda Longa é uma forma de descrever marketing de nicho e a forma que o nicho é beneficiado com a Internet. Normalmente músicas, livros, filmes e qualquer outro produto sempre são trabalhados no sentido de criar “Sucessos ” ou “Hits” de aceitação pelo maior número de pessoas possível, para entrar para o “gosto popular”. Fisicamente as lojas só podiam ter em suas prateleiras os itens mais populares,  pois precisavam de espaços físicos e pessoas interessadas geograficamente perto de seu negócio e que desejavam adquirir algum produto. Por esse motivo, a economia de sucessos evitava de todas as formas que produtos de gosto peculiar ou de nicho estivessem nas prateleiras, mas o estoque tinha que girar e os custos deviam ser pagos.

A Internet alterou essa cultura popular de sucessos, permitindo que as pessoas possam localizar itens menos populares e temas. Erra quem pensa que não existe lucro nesses produtos de aceitação de público restrito, formando aldeias de interesses peculiares. Isso é possível porque a internet alcança poderes geográficos, concentrando interesses em ambientes virtuais.

Aplicação prática da teoria de cauda longa no marketing digital:

O Google e outros meios de publicidade online fazem a maioria de seu dinheiro ser investido em publicidade de nicho na Internet. Cris Anderson se refere ao Google como ” anunciantes de Cauda Longa “. Esse anunciantes sabem que os sites e os negócios de nicho precisam ter investimentos semelhantes, pois se isso não ocorrer, a receita de marketing fica imensa.

O mais surpreendente da cauda, é que produtos que não conseguem ser promovidos de forma satisfatória através da mídia tradicional, podem ser facilmente anunciadas em Marketing de Performance Online, e normalmente a soma de nichos é maior que a receita dos sucessos de cada segmento.

Na prática, podemos criar diversos ambientes que atraiam e acolham o público de determinado nicho. O recurso utilizado no marketing será para atrair somente o público realmente interessado, não importando a localização geográfica. Isso torna menos concorridos os nichos em proporção de distancia dos itens populares, facilitando a popularização de sua empresa em nichos poucos explorados, o que aumentando a receita de lucro e diminui o custo de investimento em marketing.

A grande maioria das empresas possui nichos a serem explorados, mesmo que promovendo o uso de mesmo produto de formas diferentes, criando nichos de uso.

A Focalweb conta com diversos cases de aplicação de Marketing de Nicho com a aplicação da teoria da Cauda Longa, que trouxeram surpreendentes resultados para diversos clientes.

Que tal começarmos a pensar na cauda longa de seus produtos e agregar oportunidades ainda não exploradas para sua empresa? Procure a Focalweb para lhe ajudar nesse processo. Ficaremos satisfeitos em trazer sucesso para você e para sua empresa, através da Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *