Mobilidade empresarial: entenda o que é e qual a sua importância

Até o final deste ano, segundo a Gartner, mais de 50% das pessoas que acessam a internet o farão por meio de um dispositivo mobile. E nesse cenário, estar preparado para garantir que o ambiente corporativo tenha suporte para um alto nível de mobilidade empresarial é fundamental para o sucesso do negócio.

Quer saber o motivo disso e como adotar essa estratégia? Veja o nosso post de hoje!

O que é mobilidade empresarial

A mobilidade corporativa pode ser definida como uma tendência em que empresas investem na criação de um ambiente de trabalho em que profissionais podem acessar dados e sistemas em qualquer ambiente com uma conexão estável à internet. Isso traz flexibilidade, agilidade e economia de recursos.

Com aplicativos mobile e a computação na nuvem, o negócio pode eliminar gargalos e reduzir as dificuldades que cada pessoa enfrentaria sem o apoio necessário para atuar longe do seu local de trabalho. Assim, a empresa conseguirá se manter funcional independentemente do ambiente em que os seus profissionais se encontrem, o que lhe dá muito mais competitividade a médio e longo prazo.

Como ter fluxos de trabalho com alta mobilidade torna a sua empresa mais competitiva

A mobilidade empresarial pode impactar diretamente as receitas da empresa e o seu nível de competitividade. Com rotinas mais flexíveis, o negócio consegue atender a um número maior de demandas e, assim, ter melhores resultados a médio e longo prazo. Veja abaixo algumas das vantagens desse tipo de investimento!

Redução de custos

A redução de custos tornou-se uma preocupação para várias empresas. Diante do novo cenário econômico, é crucial que companhias tornem os seus fluxos de trabalho mais simples e com um menor impacto no orçamento do negócio. E para atingir esse objetivo, dar mobilidade aos profissionais pode ser um ponto-chave.

Permitindo que processos administrativos sejam executados em qualquer local, a empresa diminui uma série de gastos. O investimento em transporte, por exemplo, será menor, não havendo mais a necessidade de uma pessoa se deslocar até o local de trabalho para uma reunião ou a execução de uma tarefa diária.

Aumento da produtividade

A produtividade é um fator-chave para uma empresa atingir os seus objetivos. A capacidade de profissionais conseguirem manter rotinas ágeis indica, indiretamente, que a empresa tem baixo nível de erros operacionais, maior agilidade, processos flexíveis e um alto nível de integração.

Uma boa produtividade também é um sinal de que o negócio consegue atuar de maneira estratégica na resolução das demandas dos clientes, criando um ambiente de trabalho que engaja os seus profissionais a darem o seu melhor. Por meio da mobilidade, esse objetivo pode ser atingido facilmente.

Profissionais que têm a liberdade para atuar em vários locais conseguem definir uma estratégia de trabalho que se adapta às suas necessidades. Como consequência, eles apresentam um maior nível de engajamento, o que leva a melhores índices de performance.

Resolução ágil de problemas

A possibilidade de executar processos corporativos em qualquer ambiente permite ao negócio solucionar demandas com muito mais agilidade. Uma vez que a empresa tem uma rotina de trabalho com mais mobilidade, os profissionais poderão realizar atendimentos ou atender a pedidos a qualquer momento.

Para companhias que trabalham com a prestação de serviços, isso pode ser um ponto fundamental para dar competitividade ao negócio. Os profissionais conseguirão acessar todos os dados estratégicos para solucionar as demandas de clientes, melhorando significativamente a qualidade dos serviços prestados.

Integração entre setores

A integração entre setores é algo crítico para que a empresa possa ser competitiva. Quando diferentes áreas atuam lado a lado na resolução de problemas, o negócio inova mais e passa a ter maior capacidade de gerar oportunidades de venda. Além disso, as escolhas feitas passam a ter menos conflitos e maior alinhamento, permitindo que a empresa tenha serviços de mais qualidade.

Com a mobilidade corporativa, a empresa pode manter times distantes mais integrados em momentos críticos. Como todos os profissionais conseguirão executar os seus processos em qualquer ambiente, também se torna mais fácil para o negócio que os times funcionem bem localmente, mesmo que isso implique no deslocamento de alguns de seus membros. Dessa forma, a organização poderá aproveitar todas as vantagens de uma rotina mais coesa e eficaz.

Como adaptar a sua empresa a essa nova realidade

O investimento em soluções voltadas para gerar mais mobilidade empresarial pode ter um grande foco na tecnologia. Do uso de aplicativos à migração de softwares para a nuvem, a companhia pode tornar-se mais eficaz e reduzir a quantidade de riscos envolvidos nos seus processos.

A computação na nuvem, por exemplo, é um essencial para que o negócio tenha mais mobilidade. Colocando aplicativos e dados na nuvem, a companhia consegue trocar informações com mais agilidade e dar aos seus profissionais a garantia de que os seus sistemas estarão disponíveis para uso sempre que necessário.

Soluções de segurança podem ser utilizadas para evitar riscos. A VPN, por exemplo, cria um canal criptografado entre o dispositivo e os seus serviços. Isso será crucial para que pacotes de dados não sejam capturados por terceiros, especialmente em ambientes não seguros.

aplicativos mobile garantem que a empresa tenha o máximo de mobilidade empresarial possível. Todos os profissionais terão, diretamente na palma das suas mãos, meios para consultar informações estratégias e executar rotinas e serviços — até mesmo contratos, com o apoio de um certificado digital, podem ser assinados por meio de um tablet, caso seja necessário.

Em outras palavras, a mobilidade empresarial é fundamental para que o negócio consiga se manter competitivo no cenário atual. Ela traz mais agilidade para os times internos e os mantém mais integrados. Além disso, o investimento em mobilidade reduz custos e melhora o fluxo de trabalho.

E com as ferramentas corretas, o gestor consegue evitar vários riscos, sendo que soluções digitais podem trazer mais agilidade e flexibilidade para atender a demandas do mercado, colocando a companhia em um lugar de destaque frente aos seus principais concorrentes.

Quer saber mais sobre esse e outros temas? Então curta a gente no Facebook e veja as nossas dicas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *