Entenda por que terceirizar criação de aplicativos para sua empresa

A tecnologia já faz parte da realidade das pessoas: a interação humana com smartphones pode crescer ainda mais, em média 20% em relação à 2018, numa quantidade diária de 65 vezes, conforme pesquisa da Deloitte TMT Predictions 2018 (Previsões em Tecnologia, Mídia e Telecomunicação).

Ainda segundo a pesquisa, os consumidores estarão mais suscetíveis ao pagamento de conteúdos digais, fato que impulsiona também o uso corporativo de aplicativos, com o objetivo de aproximar as empresas à rotina de seus clientes.

Por sua vez, esse crescimento aumenta a implementação de conceitos como deep learning (aprendizado profundo) e machine learning (aprendizado de máquinas) aos processos, que juntos, estimulam a qualificação das ferramentas, pessoas e sistemas, num ciclo virtuoso de inovação.

A melhor forma de conquistar uma grande parcela de mercado, ao aproximar produtos e serviços dos consumidores, e se adequar a esse novo cenário, que pode chegar ao impressionante 1,85 bilhão de smartphones por ano até 2023 (cerca de cinco milhões de unidades por dia) é terceirizar criação de aplicativos.

Neste post, vamos evidenciar os motivos pelos quais as empresas devem investir na terceirização da produção de apps. É o seu caso? Continue a leitura!

Formas de se investir na criação de aplicativos

A criação de um aplicativo corporativo pode ser orientada por duas maneiras:

-criar uma equipe interna, formada por profissionais qualificados que são contratados para trabalhar pela empresa, em seu ambiente organizacional;

-terceirizar criação de aplicativos, por meio do outsourcing, ou seja, a escolha de uma empresa parceira competente e qualificada para estabelecer níveis de SLA (Service Level Agreement) em conformidade com os objetivos da relação e o perfil do negócio.

A seguir, relacionamos as especificidades de cada opção.

Ter equipe própria

Envolve uma equipe de profissionais, como programador, designer e analista de sistemas, cujos salários estão acima de outras categorias no mercado de trabalho, além dos encargos trabalhistas, possibilidades de horas extras, entre outras despesas de manutenção de pessoal.

Além disso é preciso incluir os custos com o desenvolvimento do projeto e toda a infraestrutura de TI necessária, adequada para a qualificação dos profissionais contratados, como hardwares, rede, entre outros.

Terceirizar o serviço

Ao contratar uma empresa especializada, todos os custos e detalhes do projeto já são incluídos no contrato de prestação de serviços, além de termos de confidencialidade, prazos para a entrega do aplicativo, níveis de qualidade exigidos, entre outras questões que garantam o cumprimento adequado dos termos de SLA.

Além de estabelecer parceria com uma empresa responsável por desenvolver o projeto é assegurado o cumprimento dos requisitos dentro dos padrões de qualidade exigidos para esse tipo de demanda, além da possibilidade de continuidade do suporte após a implementação do app no mercado.

Vantagens competitivas de se terceirizar criação de aplicativos

Custos

Esse é o principal motivo pelo qual muitas empresas optam pelo outsourcing: a redução de custos de desenvolvimento de aplicativos é evidente porque todo o valor demando pelo desenvolvimento do projeto, como a contratação de profissionais, implementação de infraestrutura e os recursos, como energia elétrica e internet, utilizados, são de responsabilidade da empresa contratada.

Controle

A internalização das atividades do setor de TI estão propensas às dispersões como qualquer outro departamento, que deve ser monitorado continuadamente para garantir a qualidade dos serviços.

Com a terceirização acontece o inverso, mesmo que as atividades para o desenvolvimento do projeto ocorram fora do âmbito organizacional, pois o controle é verificado no desempenho do escopo do projeto durante todo o ciclo do processo, por meio de KPI’s (Key Performance Indicators) como:

-bugs críticos identificados por release candidate;

-horas de teste em função das horas de desenvolvimento;

-bugs críticos em versões publicadas;

-versões lançadas no prazo;

-horas demandadas para correção de bugs.

Além disso, ao final do processo, a empresa contratada pode disponibilizar uma documentação contendo todas as horas trabalhadas, pois o registro dessa informação em cada etapa é importante para garantir a qualidade do projeto.

Expertise

Empresas especializadas, que trabalham com aquela atividade específica, o desenvolvimento e manutenção de aplicativos, geralmente possuem o expertise de anos no mercado, ou profissionais com competências suficientes e conhecimentos específicos para garantir a qualidade de todo o processo de desenvolvimento.

O dinamismo também é uma característica comum dessas empresas, que se atualizam constantemente com o que há de tendência no mercado, o que aumenta ainda mais a eficiência no processo de criação.

Agilidade

Toda essa garantia de qualidade e o uso de tecnologias adequadas, ainda beneficiam a agilidade na entrega dos resultados. Além disso, empresas que já são experientes no mercado costumam manter uma biblioteca de códigos prontos adaptáveis, que facilita ainda mais esse processo.

Nesse sentido, é preciso evidenciar que os processos desenvolvimento seguem a cultura e estrutura da empresa contratante para escolher as melhores ferramentas e metodologias de desenvolvimento de processos de TI, Kanban, Scrum ou XP, por exemplo.

Como escolher a melhor empresa para a criação do aplicativo

Uma parceria de negócios, entre a empresa contratante e contratada, deve ser pautada pela transparência, para que o projeto resulte em benefícios para todos os envolvidos. Ao escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos é necessário estabelecer alguns fatores de análise de qualificação, como:

-preços competitivos;

-portfólio atrativo;

-know how dos processos necessários para o cumprimento do projeto;

-estabelecimento de prazos cumpríveis;

-permissão para compartilhamento do código fonte, que objetiva  uma possível continuidade do projeto;

-cumprimento adequado de todo o ciclo de desenvolvimento, que abrange ferramentas de experiência do usuário, possíveis codificações e customizações, manutenção, recursos de back end e disponibilização em plataformas e lojas de apps, por exemplo;

-realiza teste de software para identificar possíveis falhas em funcionalidades, códigos redundantes e acoplamentos, para realizar correções e finalizar o projeto com um código mais legível;

-disponibiliza suporte técnico após o lançamento do aplicativo no mercado.

Todas essas questões devem ser avaliadas para que a parceria ofereça benefícios aos envolvidos, assim como devem fazer parte do contrato de prestação de serviços, para garantir o seu devido cumprimento após o pagamento e a entrega do aplicativo. Dessa forma, ao terceirizar criação de aplicativos, a empresa pode direcionar sua atenção ao core business do negócio e se dedicar melhor ao que realmente compete aos seus profissionais, estrutura e ramo de atuação.

Firme parcerias com quem realmente entende desse processo e possui expertise para oferecer o seu melhor no que diz respeito aos aplicativos e níveis de SLA. Entre em contato com a FocalWeb, desenvolvemos soluções digitais sob medida para diferentes necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *