Endomarketing: como melhorar a comunicação interna na sua empresa com o uso de aplicativos?

“Quem não se comunica, se trumbica”! Essa frase, eternizada por Chacrinha, é ainda mais válida no mundo digital e conectado no qual sua empresa atua. Comunicar-se de maneira efetiva com os seus colaboradores favorece a sinergia e colaboração dentro da equipe. Isso é essencial para que o negócio gere resultados significativos e cresça, alçando o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

Atuar de forma a melhorar a comunicação interna, alinhado a técnicas de endomarketing, é o caminho mais seguro para atingir esse objetivo. Entenda neste artigo por que investir em comunicação interna, qual a sua relação com o endomarketing e quais as vantagens de utilizar a tecnologia como aliada nesse processo.

Ficou curioso? Leia agora mesmo o nosso artigo e garanta uma comunicação efetiva, transparente e aliada às necessidades atuais do mercado para a sua empresa!

Qual a importância de uma comunicação interna eficaz?

Os seus colaboradores são o recurso mais importante da sua empresa, uma vez que são eles que geram resultados e alavancam o crescimento da sua organização. Porém, um ambiente de trabalho dividido, no qual cada um realiza as suas tarefas sem a ajuda dos colegas e com baixa conexão entre os objetivos estratégicos e valores da empresa, dificulta o melhor aproveitamento dos seus talentos.

É aí que a comunicação interna entra como uma grande aliada do sucesso do seu negócio. Ela aumenta o engajamento e motivação dos colaboradores, uma vez que eles sentem o suporte dos colegas e superiores para realizar o seu trabalho da melhor maneira possível. Além disso, informações passadas de maneira transparente aumentam a confiança que os funcionários depositam na organização, o que melhora a sinergia e conexão com os valores da empresa.

Uma comunicação interna eficaz também facilita a interação entre a gestão, o que faz com que seja possível tomar decisões mais rápidas e assertivas a respeito do futuro do negócio. Além disso, você consegue eliminar gargalos e ruídos de comunicação, o que faz com que todos tenham acesso aos dados necessários para realizar as suas tarefas com eficiência.

Dessa forma, há uma melhora do clima organizacional e ambiente de trabalho, o que tem impacto direto nos resultados e produtividade da equipe. Porém, para uma comunicação eficaz, é essencial que você invista em práticas relacionadas ao endomarketing. Entenda agora o porquê!

O que isso tem a ver com endomarketing?

O endomarketing é um processo que une técnicas de marketing a ferramentas e conhecimentos do seu departamento de recursos humanos. São ações bem planejadas e específicas para a melhoria da imagem que a empresa passa aos seus colaboradores.

Isso porque os funcionários são um dos principais clientes da organização, atuando como promotores — ou detratores — da empresa. Dessa forma, investir na divulgação dos valores e objetivos do negócio, assim como a valorização do colaborador, é essencial para que os seus colaboradores fiquem profundamente conectados e engajados com a empresa. Dessa forma, você melhora a integração e motivação, diminui o turnover e aumenta a qualidade do ambiente de trabalho.

Uma comunicação interna eficaz deve ser intensamente relacionada a estratégias de endomarketing. Quando essas duas ferramentas andam juntas, os seus resultados são potencializados, permitindo o estabelecimento de relações de qualidade, tanto entre os colaboradores quanto com a empresa no geral. A tecnologia vem como uma grande aliada desse processo, principalmente quando você considera o uso de aplicativos específicos para essa finalidade.

Como a utilização de aplicativos pode ser tornar uma aliada?

Os aplicativos são uma tendência que veio para ficar. Você — e os seus colaboradores — utilizam diversos softwares nos seus celulares e smartphones para se comunicar com amigos e familiares, organizar sua agenda e rotina, entre outras funcionalidades. Dessa forma, eles podem se tornar parceiros estratégicos na promoção do endomarketing e melhoria da comunicação interna da sua empresa. Entenda!

Integra diversos sistemas de comunicação

Quando você utiliza mais de uma forma para se comunicar com os seus colaboradores — e-mail, intranet, quadro de avisos, entre outras — há um prejuízo na eficácia das suas estratégias. Isso porque cada funcionário pode consultar uma dessas ferramentas, negligenciando as outras, o que gera gargalos na comunicação interna da sua empresa.

Utilizar aplicativos para essa finalidade permite que você centralize todas as informações e dados importantes em uma só ferramenta. Isso melhora os seus resultados e deixa a comunicação mais eficaz, garantindo que a mensagem chegue a toda a sua equipe.

Fornece indicadores de performance

Os aplicativos de comunicação interna também fornecem dados sobre o número de interações, respostas às informações compartilhadas, visualizações de mensagens e frequência de entrada dos funcionários na plataforma.

Dessa forma, você recebe dados precisos e importantes para verificar a eficiência das suas estratégias de endomarketing. Com isso, é possível que você identifique pontos fortes e fracos em relação à comunicação da sua empresa e crie planos de ação para melhorias desses aspectos.

Facilita a obtenção de feedback

A comunicação é uma via de mão dupla. Portanto, da mesma forma como é essencial que você repasse informações aos seus colaboradores, é importante que obtenha feedbacks para identificar pontos de atenção dentro do seu negócio, atuando na melhoria contínua dos processos.

Os aplicativos melhoram a qualidade da interação dos colaboradores com a empresa, deixando-os mais confortáveis para a emissão de feedback e retorno sobre mudanças e estratégias adotadas. Dessa forma, você aumenta a sua fonte de dados sobre indicadores, o que pode atuar como embasamento da tomada de decisão.

Adéqua a empresa à nova realidade de mercado

O mercado está mudando e as pessoas estão cada vez mais conectadas. Há uma exigência de transmissão de informações de maneira rápida e em tempo real para estabelecer relações consistentes — os aplicativos entram como grandes aliados nessa nova tendência do mercado.

Com isso, você pode criar um diferencial competitivo para a sua empresa, que passa a atuar de maneira mais conectada com a realidade e o dia a dia dos seus colaboradores. Tudo isso aumenta a qualidade das suas estratégias de comunicação interna e endomarketing.

Melhora a experiência do usuário

Aplicativos costumam possuir uma interface amigável e de agradável utilização. Além disso, podem ser utilizados nos celulares, o que melhora ainda mais as possibilidades de interação entre os seus colaboradores e a empresa na ferramenta. Isso se mostra como um grande diferencial na utilização desse tipo de software, aumentando a probabilidade de uma comunicação eficiente no seu negócio.

A comunicação interna é um elemento essencial para o crescimento e sucesso da sua empresa, podendo se tornar um dos diferenciais competitivos. A utilização de aplicativos se mostra como uma grande aliada no processo. Invista hoje mesmo nessa inovação tecnológica e aproveite todos os benefícios dessa ferramenta!

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