Dicas para aumentar os downloads de seu aplicativo

Existem muitas aplicações nas lojas de aplicativos, seja na App store ou Play store, a fila é longa para ser destaque nesses locais, por esse motivo, ter uma boa estratégia de marketing de aplicativos móveis se torna vital para o sucesso, vou enumerar nesse post  7 ações para realizar o aumento dos downloads de seu aplicativo.

1 – Otimização das lojas de aplicativos 

As loja de aplicativos, tanto o Google Play (aplicativos Android), como a App Store (aplicativos IOS) dão prioridades algorítmicas a determinados aplicativos, com base em diversos fatores de classificação (Pontuação, Tags, Imagens da tela, Título do aplicativo, Dados de downloads, comentários etc), a otimização na loja de aplicativo deve ser sólida e de nicho, através de pontos de interesse, consolidado na estratégia de marketing do aplicativo.

O conjunto de informações do aplicativo deve conter uma direção única, para que esse se torne relevante para a Store e interessante para o usuário, por exemplo, um aplicativo de “Classificados de filhotes”, deve carregar no título a informação “classificados de filhotes”, categorizado corretamente, e com palavras chaves escolhidas cuidadosamente para ser encontrado de forma relevante.

Os Links sociais são muito importante, tornando essencial a promoção do aplicativo por meio das redes do Google+, Facebook, Twitter, encontrando estratégias para incentivar o compartilhamento social real.

2 – Publicidade específica para celulares

Quando seu público está no celular, ele está a um clique de distância para se tornar um usuário de seu aplicativo, por esse motivo é necessário investir em estratégias para que seu público encontre a possibilidade de usufruir o seu aplicativo, enquanto ele estiver no contexto de sua estratégia, navegando, assistindo, jogando, lendo, a oferta de seu aplicativo deve fazer parte desses momentos, através do marketing voltado para aplicativos.

3 – Criar publicidade para redes de conteúdo

Utilize os canais de conteúdo de seu nicho para inserir anúncios relevantes para o seu público, por exemplo, seu aplicativo de serviços financeiros pode ser impulsionados em páginas de economia de portais como Exame ou G1, trazendo além de um trafego relevante, a associação de seu aplicativo a empresas de credibilidade.

A utilização de canais de conteúdo deve ter muita relevância através de seleções de formatos e canais adequados para atingir o público do nicho de seu aplicativo, para ser assertivo.

4 – Criar página do aplicativo e desenvolver estratégias tradicionais de marketing na web

O marketing de aplicativos para dispositivos móveis é difícil de se expandir, pois existe um número relativamente limitado para se realizar as captações das pessoas interessadas em fazer o download de seu aplicativo, ao desenvolver um site que promove seu aplicativo, abrirá mais oportunidades de desenvolver o marketing de seu aplicativo.

Por exemplo : Se você criou um aplicativo que vende ingressos para shows em São Paulo, pode ser desenvolvido um site com os principais Shows disponíveis no aplicativo e  fazer o SEO regional em torno dele. Se você estiver na primeira página de busca  para “ingressos para shows em São Paulo”, você dirige aproximadamente ~ 9.500 pessoas em busca de “Ingressos para Shows em São Paulo” para seu aplicativo por mês.

4 – Retargeting para downloads

Quando você tem um site é possível realizar retargeting para quem visitou o site baixar o aplicativo, pois é possível criar públicos em seu site de pessoas que ainda não baixaram o aplicativo e impactar elas novamente em diversos contextos, isso fará com que seu aplicativo seja extremamente relevante e possua alto grau de visibilidade para quem conhece ou demonstrou interesse, essa ação é extraordinariamente eficaz para fomentar o download de seu aplicativo por usuários mais engajados.

5 -Mídia social Marketing

Faça companhas em mídias sociais para atingir pessoas de forma relevante por categorização de público, dessa forma você poderá estar no feed de pessoas que simpatizam com a temática de seu aplicativo, é sucesso na certa, desde que exista um alinhamento preciso de sua estratégia de marketing ao público que almeja segmentar, para mídias sociais segmentação de público é essencial para o sucesso. Se você tem um site para o aplicativo, é possível criar público para retargeting para as mídias sociais, o ROI desse tipo de ação é ótimo.

6 – Construa Mecânica Viral do aplicativo

Seu aplicativo pode impactar uma pessoa que fala dele para duas e assim sucessivamente, realizando uma viralização de sua aplicação.

Uma forma de realizar isso é destacar formas que sua aplicação pode auxiliar a sociedade, colocar esse contexto para o público de forma criativa e realizar campanhas para amigos de pessoas já impactadas pelas suas campanhas de mídias sociais. Basta seguir um crescimento exponencial que viralização iniciar.

A receita para a viralização e estar antenado ao mundo de seu público e estar criativamente presente quando oportunidades de informações legais suficientes para viralizar ocorrer, tem que ser rápido e ativo, tomando cuidado para não ser banal.

7 – Conduza os comentários

As resenhas são muito relevantes na otimização de lojas de aplicativos, além de ser um fator importante para convencer as pessoas a fazer o download do seu aplicativo. É muito importante que você encontre uma maneira eficaz de gerar comentários de maneira natural, sem acionar os delicados filtros de spam do Google ou da Apple.

Pode ser oferecido aos usuários, por exemplo “algo legal em troca de uma revisão”,  seja alguns créditos gratuitos ou uma assinatura estendida, dando ao usuário algo valioso em troca de uma revisão é uma situação ganha-ganha que parece funcionar bem.

Conclusão

O Marketing para aplicativos é um grande desafio, porem com alta adesão, caso você esteja fornecendo uma aplicação de qualidade, alinhada com uma estratégia de marketing certeira para o público de seu aplicativo.

A Focalweb é uma empresa com vasta experiência em Marketing digital voltada para aplicativo, caso precise de uma ajuda em sua estratégia ou execução do marketing, entre em contato conosco.

 

 

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