Desenvolvimento de aplicativo : saiba o que é preciso para começar!

desenvolvimento de aplicativo

 

Em um mundo cada vez mais digital, conectado e mobile, a empresa que quer se destacar no mercado e fidelizar os clientes precisa considerar o desenvolvimento de aplicativo. Isso porque, segundo pesquisa da FGV, o Brasil possui um smartphone por habitante, totalizando mais de 208 milhões de aparelhos. Ignorar esse fato é extremamente prejudicial para os negócios.

Os aplicativos são grandes aliados das empresas, pois propiciam, além de acesso remoto e a todo momento, maior visibilidade à marca. Também geram mais engajamento, criam um canal de marketing e diálogo direto com os clientes, fortalecem a imagem da empresa, entre outros benefícios inegáveis.

Além disso, provavelmente, sua concorrência já tem um app, e você não pode deixar sua empresa ficar para trás. Listamos, a seguir, alguns elementos essenciais que devem ser considerados durante o desenvolvimento de aplicativo. Confira quais são eles agora mesmo!

1. Equipe de programação

Elaborar um aplicativo exige conhecimentos em softwares e, por isso, é imprescindível encontrar uma equipe de qualidade para desempenhar essa função. É necessário buscar programadores competentes, com experiência comprovada no desenvolvimento de aplicações.

Entretanto, para que o aplicativo tenha sucesso, atingindo assim a meta da empresa, é preciso pensar em conceitos como usabilidade, layout e interface e em toda a experiência o usuário. O design é considerado “a alma” do aplicativo, um ponto determinante para a obtenção de êxito. Ele deve ser o mais intuitivo possível, de fácil compreensão, simples.

Precisa ser pensado por web designers cientes dessa responsabilidade, para que o usuário possa atingir seus objetivos pessoais com a utilização do app de maneira tranquila e ágil. Além disso, é necessário criar um layout atrativo e inovador, que chame a atenção, sem prejudicar o fluxo que o usuário percorrerá até finalizar suas ações no aplicativo.

Entre outras questões, é importante considerar as dimensões da tela, o tamanho dos botões e as facilidades de clique. Tudo isso deve ser pensado antes do desenvolvimento do software, pois o design influencia diretamente na montagem do aplicativo.

O ícone do aplicativo, que será usado para acesso no smartphone, também deve ser pensado com cuidado. Precisa ser atrativo, impactante e despertar o interesse do usuário para que o download seja feito. Deve remeter imediatamente à marca, facilitando a conexão entre o aplicativo e a empresa.

Em vez de buscar profissionais isolados para o desenvolvimento (programador mobile, engenheiro de software, designer, desenvolvedores front-end e back-end), é indicado encontrar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Dessa forma, você contará com uma equipe já definida, treinada e qualificada para cuidar do seu aplicativo.

2. Público-alvo e função

O público-alvo também deve ser estudado para o desenvolvimento de aplicativo. De nada adianta criar um produto interessante, funcional, chamativo e de qualidade, se ele não dialogar diretamente com seus potenciais usuários.

Por isso, é imprescindível fazer um estudo e definir para quem você vai criar o app e qual é seu objetivo com esse recurso. A função do aplicativo implica diretamente na forma como ele será montado e na experiência planejada.

Existem aplicativos voltados para a venda de produtos, alguns desenvolvidos para divulgar e fortalecer a marca da empresa e outros feitos para gerar receitas, por exemplo. Somente será possível obter o retorno desejado caso a função e o público-alvo do app sejam bem definidos antes do início dos trabalhos de programação e design.

3. Compatibilidade

Ao desenvolver um aplicativo, é preciso pensar na questão da compatibilidade. Atualmente, existem os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. É importante criar aplicativos que sejam compatíveis com os três, de modo que o maior número possível de usuários relevantes seja atingido.

Perder um cliente ou uma venda, ou ter queda no engajamento em razão da não existência do aplicativo em todos os sistemas operacionais é um erro inaceitável. Entretanto, é importante ressaltar que o desenvolvimento da mesma solução para cada uma das plataformas vai gerar maior necessidade de tempo e aumento do orçamento do projeto.

4. Custos para desenvolvimento de aplicativo

O valor de custo para desenvolvimento de aplicativo é variável. Com a opção de contratar separadamente a equipe, devem ser incluídos, além de salários, despesas trabalhistas, como encargos, pagamento de horas extras e benefícios, além dos gastos com rescisão e possíveis imprevistos, como afastamentos ou até mesmo acidentes de trabalho.

Já contratando uma empresa especializada, é possível ter ciência dos valores cobrados antes do início do trabalho, de maneira que imprevistos não resultem em prejuízos ou pagamentos indevidos. Essa segunda opção permite um melhor planejamento financeiro e oferece mais segurança.

5. Atualizações e otimização

Ao desenvolver o aplicativo, é crucial pensar na otimização. Existem técnicas e ações que a empresa deve conhecer e executar ao disponibilizar o seu produto em uma app store, para facilitar que o público-alvo o encontre e favorecer o download.

É necessário pensar em um ícone chamativo, escolher palavras-chave relevantes para compor a descrição e ainda incluir screenshots que evidenciem as principais funções do aplicativo.

Além disso, é necessário fazer atualizações constantes, para garantir sempre a melhor experiência do usuário, oferecendo novas funcionalidades e zelando pelo aperfeiçoamento.

Além de proporcionar melhorias, é possível corrigir erros. Lançar atualizações mostra aos clientes que a empresa está antenada e preocupada em oferecer sempre o melhor.

Conforme mostramos acima, é necessário muito planejamento antes de iniciar o desenvolvimento de aplicativo.

É importante pensar no público-alvo e na função do app, escolher profissionais renomados e competentes, focar na experiência do usuário e criar um produto relevante e de fácil utilização. Também é preciso fornecer atualizações e prezar pela correta otimização, além de garantir a compatibilidade com todos os sistemas operacionais.

Optar por uma empresa especializada no desenvolvimento de aplicativo, além de mais seguro, evita imprevistos financeiros, pois você fica sabendo os valores que serão cobrados de imediato, e garante uma equipe qualificada para executar a demanda.

Além disso, é possível conferir cases de sucesso e dialogar diretamente com quem entende do assunto em todas as etapas da produção, desde o planejamento até a entrega do app.

Ficou com alguma dúvida sobre o texto ou quer compartilhar algo referente ao desenvolvimento de aplicativo? Deixe um comentário no post e participe da conversa com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *