Quanto custa criar um aplicativo para minha empresa?

Custos para criar um aplicativo

Quanto custa criar um aplicativo para a minha empresa? Para alguns, essa pergunta ainda é uma tendência, já para outros, uma realidade. 

Independentemente disso, não se discute o fato de que os apps corporativos podem trazer uma série de diferentes vantagens para o seu negócio. 

O ganho de credibilidade da marca é apenas uma delas: se no começo dos anos 2000 ter um site era um diferencial, hoje, isso pode ser equiparado a ter um aplicativo próprio. 

No entanto, assim como ter um site já se tornou uma obrigação para todo e qualquer tipo de organização, o mesmo ocorrerá com os apps móveis. Quando? Muito antes do que se imagina! 

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar a você os principais pontos em relação ao assunto.

Se não faz ideia de quanto custa criar um aplicativo, mas tem interesse em saber quais são os fatores envolvidos, continue aqui conosco e aproveite a leitura.

Entenda a importância de criar um aplicativo para as empresas

Para começar, vamos à importância de um aplicativo para empresas. A primeira observação, nesse caso, é que quando se pensa na estruturação de uma estratégia mobile, é natural que dúvidas ocorram pelo simples fato de que esse é um mercado relativamente novo. 

Por essa razão, é necessário avaliar todas as possibilidades. Nesse sentido, é comum a seguinte pergunta: aplicativo ou site 100% responsivo, qual é o melhor? Certamente, o aplicativo, que ganha em disparada.

 Além de se manter fixo na tela do celular durante todo o tempo, um app móvel proporciona uma navegação mais rápida e ainda permite notificações no próprio aparelho. 

Porém, preste bem atenção à pergunta anterior, pois ela não questiona qual das possibilidades se deve usar, mas sim qual é a melhor.

Isso significa que embora o aplicativo seja superior, sua utilização não pode descartar a necessidade de se ter um site 100% responsivo: na verdade, isso é uma obrigação. 

E mais do que somente essa questão da navegabilidade e das notificações, a criação de um aplicativo corporativo também é importante por que agiliza o atendimento, oferece uma leitura offline, e, ainda, dependendo dos seus fins, traz maior clareza para a comunicação interna.  

Atendimento rápido

A agilidade no atendimento acontece por que ao ter o seu aplicativo instalado nos smartphones dos consumidores, automaticamente cria-se um canal de comunicação entre você e eles. 

Dúvidas e solicitações em geral poderão ser mediadas diretamente no app. Isso sem falar que o download da ferramenta é um excelente gerador de leads, já que indica o interesse das pessoas na sua marca, produtos e/ou serviços, por exemplo.  

Leitura offline

O sinal de internet nem sempre estará disponível, seja por algum problema de rede (móvel ou não) ou devido a uma localização fora de área.

Em tais circunstâncias, os aplicativos se tornam uma ótima escolha para gastar o tempo, pois possibilitam uma interatividade offline.

Entretanto, é preciso deixar claro que essa funcionalidade deve passar pela sua criação. Em outras palavras, a navegação offline deve ser atribuída como um recurso durante o desenvolvimento da aplicação. Do contrário, utilizá-lo sem estar conectado à internet não será possível. Em vista disso, certifique-se de oferecer essa opção: você perceberá que o número de usuários crescerá ainda mais. 

Clareza na comunicação

Por ser uma solução lapidável conforme o interesse do seu negócio, é possível criá-la de modo a basear a sua comunicação interna na sua própria utilização.

Tenha em mente que a versatilidade dessa ferramenta é enorme, permitindo realizar o controle de estoque, acompanhar as metas, dar avisos e o que mais você pensar.  

Saiba quanto custa criar um aplicativo

Agora que você já entendeu a importância, chegou o momento de saber quanto custa criar um aplicativo. O aspecto a ressaltar, aqui, é que existe uma ampla diversidade de variáveis envolvidas no processo de criação

. E é justamente isso que dificulta a exatidão da nossa resposta em relação ao custo, até porque, a linha entre os valores não é nada tênue, como ponto de partida, é a complexidade do aplicativo o fator mais influente para a sua precificação. 

Contudo, sob um olhar mais profundo, o custo de desenvolvimento de um app vai depender das demandas exigidas e da mão de obra necessária para tornar a sua ideia uma realidade.

 No caso da mão de obra, é interessante salientar que haverá diferenças significativas entre a contração de uma equipe própria, um profissional freelancer e uma agência especializada nesse tipo de serviço.   

A formação de uma equipe própria é contraindicada, já que envolve altos salários, encargos e uma certa insegurança.

Um profissional freelancer pode até ajudar dependendo de quão complexa é a sua ideia, porém, de uma forma geral, essa escolha traz muitas limitações.

A principal delas é relacionada ao suporte, outra é que ao confiar em apenas um único profissional, você dificilmente terá mais de uma especialidade ao seu favor: isso pode resultar em um aplicativo com áreas e/ou funcionalidades defeituosas. 

Por esse motivo, o recomendado é contratar uma agência especializada na criação de apps corporativos, visto que dessa maneira você terá uma equipe de profissionais com distintas habilidades e especializações, trazendo maior segurança para o processo. 

Portanto, é fácil de entender que responder a pergunta “quanto custa criar um aplicativo” não é tão simples assim. Como uma média, poderíamos citar qualquer valor entre R$ 20 mil e R$ 75 mil. 

Todavia, observando uma amplitude maior, ou seja, do aplicativo mais simples para o mais complexo, considere valores que se iniciam em R$ 5 mil e que podem ultrapassar a R$ 1 milhão. 

Fatores a considerar para criar um aplicativo

Para dar sequência, mostraremos quais são os fatores a considerar na criação de um app. Conhecê-los é indispensável, já que se fazem necessários para chegar ao “quanto custa criar um aplicativo”.

 Basicamente, podemos dividi-los em 3 partes: a identificação da demanda a ser solucionada, a definição das características da aplicação e o MVP. 

Demanda a ser solucionada

O que você pretende entregar ou obter com o seu aplicativo? Antes de qualquer coisa, tenha essas respostas na ponta da língua. Para isso, o indicado é realizar um levantamento acerca dos problemas que você procura resolver na sua empresa ou das facilidades que visa oferecer para o seu público.

Tudo vai depender dos propósitos por trás do seu desenvolvimento. Uma vez identificadas as demandas, o próximo passo é validar a ideia. Converse com os seus funcionários, clientes e porque não com os seus amigos. Nessa fase de prototipagem, opiniões diversas serão sempre bem-vindas.  

Características do aplicativo

Confirmadas as demandas a solucionar, agora será a vez de definir as características do app. Aqui, considere quem vai usá-lo e quais são as finalidades de sua utilização. Após isso, pense no modo em como ele deve ser organizado e nos seus recursos básicos. 

Resumidamente:

  • decida em quais sistemas operacionais ele será disponibilizado (Android, iOS e/ou Windows Phone);
  • defina a estrutura de navegação, incluindo o comportamento do aplicativo quando online e offline;
  • levante as questões referentes à acessibilidade;
  • pense em um layout que seja compatível com o seu público-alvo;
  • decida as integrações;
  • estabeleça os padrões de interação.

Todas essas observações precisam ser baseadas no seu core business, não se esquecendo de que um bom app deve ser ágil e dinâmico, oferecendo a melhor experiência possível para o usuário. Uma dica interessante é seguir a regra dos 3 cliques, que diz, como o próprio nome sugere, que toda ação do utilizador deve ocorrer em o máximo 3 cliques. ​

MVP 

A última etapa (para muitos a mais importante) é a análise da viabilidade mínima do aplicativo, momento em que será identificado o MVP (Mínimo Produto Viável). De forma clara e objetiva, o MVP é que dirá quais são os principais requisitos e funcionalidades que devem ser aplicadas ao app. Em tese, são os seus recursos essenciais, aqueles que não podem ficar de fora em hipótese alguma. 

Ter o MVP em mãos é fundamental por que desse modo, o desenvolvimento é focado unicamente nos pontos centrais da ferramenta.

Ao tê-los bem destacados, a precificação do serviço é facilitada, evitando gastos desnecessários com atribuições que não seriam relevantes à primeira vista. 

É isso o que permitirá testar a sua adesão com o menor investimento possível de acordo com a viabilidade para aplicativos e a realidades do projeto e do desenvolvedor.

As otimizações e/ou adições de novas funcionalidades podem ser feitas com o passar do tempo: exigir uma solução 100% completa logo no começo pode ser um erro.  

Checklist: 7 benefícios que os aplicativos trazem para sua empresa

Antes de concluirmos este artigo sobre quanto custa criar um aplicativo, apresentaremos 7 benefícios que sua empresa terá ao apostar nesse tipo de solução. 

1. Construção da marca

Indiscutivelmente um dos mais relevantes, a construção da sua marca será favorecida por que quanto maior o número de downloads, teoricamente, maior também será o envolvimento com os consumidores. 

Como consequência, você conseguirá aumentar o alcance dos seus produtos, serviços ou conteúdos em geral, permitindo, assim sendo, a geração de novas oportunidades a todo momento. 

2. Melhor relacionamento com o cliente

Outro aspecto beneficiado é o relacionamento com o cliente. Por ser livre para fazer o que bem entender com o app, você pode oferecer um recurso de mensagens na própria ferramenta. Essa possibilidade otimizará a sua comunicação com o público, trazendo agilidade e eficiência para a resolução das dúvidas ou problemas. Com isso, é certo de que a sua relação com ele será favorecida.

3. Diferenciação de mercado 

Você se lembra do que falamos lá no início artigo, de que os app corporativos estão para as empresas da mesma forma que estavam os sites no início dos anos 2000?

Pois então, essa comparação traz a verdade de que ter um aplicativo personalizado para empresas é uma maneira de se diferenciar no mercado. 

Fique sabendo que ainda são poucas as organizações que investem nesse caminho. Isso significa que ao fazer esse investimento, você estará um passo à frente em relação à concorrência. 

4. Marketing On-the-fly

Ao possibilitar que os consumidores acessem o seu negócio a partir de qualquer hora ou lugar, você promove o que se chama de “Marketing On-the-fly”.

Em resumo, essa abordagem se refere ao fato de que com o aplicativo instalado no celular, sua marca estará sempre sendo vista. 

5. Research On-the-fly

O Research On-the-fly também é uma vantagem, a qual é direcionada aos objetivos do negócio. Entenda que quando bem desenvolvido, o aplicativo dará acesso a dados muito valiosos no que diz respeito aos consumidores: contatos, dados de localização, números de telefone, amigos e seguidores nas redes sociais servem como exemplos.  

6. Integração aos sistemas da empresa 

Há quem diga que a integração aos sistemas da empresa é um dos principais benefícios em ter um app corporativo. A questão a salientar, nesse caso, é que ele pode funcionar como uma espécie de “braço direito”, colaborando para o aperfeiçoamento da gestão.

Como? Da seguinte maneira:

  • proporcionando relatórios;
  • permitindo o acompanhamento das atividades;
  • possibilitando a conferência dos extratos de venda;
  • outros.

7. Maior visibilidade do negócio

Não menos significativo está a maior visibilidade do negócio. A razão disso se deve à circunstância de que o aplicativo estará aos olhos do cliente a praticamente todo o instante, funcionando como um outdoor. Na publicidade, isso é conhecido como “frequência eficaz”, que nada mais é do que uma regra que diz: ver e ouvir o seu negócio de modo constante é o que levará os consumidores a comprar um produto ou serviço. 

Enfim, apesar de não ser possível chegar a um número exato em relação ao “quanto custa criar um aplicativo”, pelo menos você já sabe o que levar em consideração para desenvolvê-lo. 

O valor médio de R$ 20 mil a R$ 75 mil que citamos neste conteúdo está exato, embora isso possa parecer algo como um “pode ser frio e quente”. Mesmo assim, a informação é válida como referência. 

Para concluir, vale deixa claro que os aplicativos corporativos são de extrema importância para a marcação do seu território no universo mobile.

Quanto antes você fizer uso dessa tecnologia, melhor!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. E, se quiser ficar por dentro de outros assuntos relacionados aos apps móveis, assine a nossa newsletter agora mesmo!

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