Aplicativo : Como devemos organizar nosso pensamento em sua criação?

Atualmente no mercado, não importa o seu segmento, um aplicativo desenvolvido pela/para sua empresa é algo que já está no portfólio de grandes e pequenas empresas que estão se adaptando aos novos tempos.

Provavelmente você já tenha uma ideia do que poderia fazer para trazer novos clientes, engajar funcionários ou até mesmo demostrar seu produto de forma eficiente através de um aplicativo. Então, é essencial saber que, estamos falando de um mercado com grandes nomes e, quando é apresentado algo que não seja de excelente qualidade, ele é rapidamente descartado e esquecido.

Nós temos hoje aplicativos a granel nas lojas online como Google Play e Apple Store, mas entre todos os que a disposição, pouquíssimos são destaque e estão realmente fazendo a diferença frente a tantas outras opções.

Para lhe auxiliar, montamos aqui uma lista com algumas perguntas que devem sempre ter em mente para que a sua ideia seja recebida no mercado com bons olhos e com chances de se tornar uma referencia.

1 – O que atraí os seus usuários?

A primeira coisa que faz com que o seu usuário entre no seu aplicativo é o interesse do seu usuário. É preciso pesquisar e descobrir quais são as coisas que levariam o seu público a abrir seu aplicativo, criar uma motivação, e transformar isso em uma rotina indispensável.

2 – Em que plataformas devo focar?

Depois que você entender o que faz seu usuário sentir que seu aplicativo é um atrativo, vamos pensar nas plataformas disponíveis, e dos recursos que irão ser úteis.

É importante estudar qual será a melhor plataforma para destinar os seus recursos, as limitações e os que se deve ou não fazer para que o aplicativo fique o mais adequado possível. Com as limitações e recursos definidos, vamos para estética e recursos.

3 – Quais os recursos que vão fazer meu aplicativo um atrativo?

Você utiliza algum aplicativo que é realmente difícil de se usar? Se um aplicativo tiver recursos demais ou a falta deles torna a utilização do mesmo uma experiência desagradável que faz com que o mesmo seja dispensado rapidamente.

O mesmo vale para a estética. Um visual agradável e que não canse os olhos, propícia a utilização do seu aplicativo durante mais tempo e mais vezes, o que é exatamente o que estamos procurando.

aplicativos

4 – Seu aplicativo precisa de qual nível para ser utilizado?

Não é mais incomum vermos crianças e até mesmos bebês utilizando smartphones, abrindo aplicativos de jogos, programação infantil e até outras funções dos celulares modernos.

É bom ter em mente que seu aplicativo deve tentar atrair o maior numero de pessoas possíveis, e, para isso, deixar o mesmo intuitivo e de fácil utilização, esse seria o melhor caminho para ver seu aplicativo sendo utilizado por todo o mundo, na mais variada gama de pessoas possivél.

5 – Quantas funções eu posso ter no meu aplicativo?

Uma das principais questões que devemos sempre nós questionar seria “Qual o proposito do meu aplicativo?”.

Muitas vezes, na empolgação do projeto por exemplo, acabamos esquecendo para qual necessidade aquele aplicativo foi desenvolvido, e começamos a colocar diversas novas funções, opções e possibilidades que fazem que, no fim, a função principal do mesmo acaba sendo perdida no meio de tantas coisas que acoplamos junto ao projeto.

Sempre tenha em mente que menos é mais, quanto melhor seu aplicativo for em executar aquela determinada função, mais destaque ele terá em meio ao mercado de outros que dizem ter propostas semelhantes a sua.

6 – Eu preciso que meu usuário esteja sempre online?

Cada vez mais é notado que, se um aplicativo permite que seu usuário use uma parte de suas funções off-line, sem utilizar seu pacote de internet, mais tempo ele irá passar utilizando seu aplicativo. Então, trazer o beneficio de o usuário utilizar seu aplicativo sem internet, configurando, agendando, e utilizando de recursos que ele não precise estar em uma rede online, aumenta a possibilidade de que o mesmo irá ser utilizado mais vezes.

Um dos grandes exemplos seria o WhatsApp, que permite você escrever textos e deixa-los lá, até que uma rede seja conectada e as mensagens sejam todas enviadas de uma vez.

trabalho

7 – Quais vão ser os sistemas que vão poder usar meu aplicativo?

Os dois principais sistemas operacionais que movem atualmente são o IOS (Apple) e Android (Google). Isso faz com que precisamos ter em mente que ambos os sistemas tem regras e diretrizes que devem seguidas para que sua aplicação funcione perfeitamente. Portanto é essencial garantir que tudo esteja em ordem com essas conformidades e que cumpram todas as normas para engajar o máximo de usuários possíveis.

Uma equipe de desenvolvimento veterana já possuí conhecimento sobre tais diretrizes, e isso pode facilitar na hora de realizar o desenvolvimento do seu projeto.

8 – SEO é necessário?

Um bom aplicativo além de tudo aquilo que foi dito até agora, por si só, não faz sucesso somente por ser bom, é necessário trabalhar juntamente com os mecanismos de pesquisa (SEO), isso faz com que a sua aplicação seja visualizada pelos grandes buscadores e coloque ela sempre no topo junto com os grandes nomes do seu segmento.

Trabalhar em aliança com esse sistema é essencial para que o aplicativo seja conhecido e de fato vire uma referência para tantos outros. Assim , a utilização correta do SEO pode ser a diferença fundamental entre o sucesso e o fracasso da distribuição do seu aplicativo.

9 – Quais são os melhores meios para divulgar meu aplicativo?

Antes ou após publicar seu aplicativo, o que podemos fazer para fazer que as pessoas busquem, no meio do grande mar de aplicativos dentro das lojas virtuais, especificamente o seu?

Cada vez mais a divulgação desse mercado está ficando comum. Então, desenvolver uma estratégia de marketing e aplica-la de maneira eficiente fará toda a diferença na hora de lançamento do seu aplicativo. Busque e faça uso de modos efetivos e de otimização de marketing para melhorar o resultado na hora de divulgar seu novo aplicativo.

seo

10 – Quem eu devo contratar para realizar a criação do meu aplicativo?

O sucesso do seu aplicativo é uma união entre uma boa ideia com uma excelente execução, e essa parte é de completa responsabilidade dos profissionais que irão cuidar da criação do mesmo. Assim, procure sempre aqueles tem experiência no mercado digital e que possuem conhecimento sobre as funcionalidades que você está querendo adicionar em seu projeto.

Esperamos que as dicas ajudem você a entender melhor e organizar melhor suas ideias sobre a criação do seu aplicativo.

Deixar o aplicativo do jeito que você imagina é uma tarefa difícil, mas com um pouco de tempo e com as ideias no lugar é possível fazer do seu aplicativo um sucesso.

Caso tenha alguma ideia que acha que seria viável, ou que ajudaria sua empresa de qualquer forma, entre em contato conosco pelo formulário ao lado, ou pelo link https://focalweb.com.br/contato/, a Focalweb está pronto para ouvir suas ideias e lhe auxiliar a moldar o aplicativo para que seja feito de maneira mais eficiente, e que tenha o melhor resultado possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *