Caminho para a compra, comportamento de buscas

Existe uma importância fundamental em analisar os momentos de compra e comportamentos de pesquisa, do comprador online. Principalmente se esse comprador for do segmento de atuação de seu produto ou serviço.

Através de nossa experiência adquirida na função de gerenciar, analisar, controlar e medir os acessos tanto na forma quanto na conversão, podemos concluir que existe uma forma e um comportamento de compra, que funciona de forma peculiar para cada negócio.

Sem demora procurarei colocar aqui um belo exemplo adquirido através da experiência no marketing de pesquisa de uma de nossas soluções: o Sistema de Atendimento Online (Zopim), que orgulhosamente representamos no Brasil. Colocarei um resultado próprio da agência, pois mantemos sigilo dos ótimos resultados de nossos clientes.

Colocamos nesse caso (gostaria de afirmar que é nesse caso do Zopim) 4 etapas básicas comportamentais:

  1. Confirmação da necessidade de compra
  2. Opções do sistema
  3. Preço do sistema
  4. Facilidade de uso e experiências com o sistema

Com esse caminho de comportamento traçado, fica simples formular grupos de anúncios que satisfaçam cada momento comportamental no ciclo de busca e compra, lembrando que no tempo de 1 a 4 (enfatizando que esse caminho é específico para o caso do Zopim) existe a possibilidade desse cliente migrar o interesse, caso não se sinta plenamente satisfeito para prosseguir ou encontre uma opção mais atraente.

Existem diversas formas de ser a melhor opção, dando aquele sentimento de “ACHEI”‘ para seu novo cliente, mas com certeza o primeiro passo é medir e entender, analiticamente e com números, o comportamento de seu cliente, para então antecipar com soluções, facilidades e atenção, sendo a opção mais irressistível para compra. Mas a forma mais eficaz e eficiente é testar de forma estratégica e mensurável.

Fica aqui um convite para analisarmos juntos o comportamento de seu cliente durante todo ciclo de compra e conversão.

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