Aplicativos para empresas: por que seu negócio precisa ter um?

Segundo o estudo global TMT Predictions 2018 — “Previsões em Tecnologia, Mídia e Telecomunicação” realizado pela Deloitte, até o fim de 2023 mais de 90% das pessoas adultas, em países desenvolvidos, terão um smartphone.

Ainda segundo a pesquisa, a taxa média de interação com as aplicações será de 65 vezes por dia, o que representa um aumento de 20% em relação a 2018. Além disso, hoje no Brasil, quase um terço das residências têm apenas acesso à Internet por redes móveis.

Esses números evidenciam a importância da criação de aplicativos para empresas, justificada ainda, pela dependência dos usuários com o uso de dispositivos móveis, assim como a relevância da mobilidade no dia a dia das pessoas.

Aderir ao desenvolvimento de apps passa de mera garantia de presença no ambiente online para uma necessidade competitiva, e, mesmo que as empresas criem sites responsivos para melhorar a experiência de acesso por smartphones, há uma enorme diferença no valor que é criado pela interação dos usuários com aplicativos.

Neste post apresentaremos esses motivos, que reforçam a importância de se desenvolver um aplicativo que caiba exatamente no perfil do seu negócio. Confira!

Funcionalidades de aplicativos para empresas

  • interface gráfica personalizável, em que é possível escolher cores, alterar textos e imagens;

  • linhas de códigos verificadas por simulações de aplicativos;

  • permite o compartilhamento de código fonte;

  • otimizado para uso em todas as plataformas;

  • oferece utilidades de back-end;

  • são híbridos: permite o desenvolvimento em multiplataforma, é programado na linguagem HTML5, CSS ou Javascript, assim como web app, com a vantagem de poder ser baixado no browser e ficar disponível offline, como aplicativos nativos;

  • publicação nas lojas de aplicativos incluída;

  • possibilita criar formulários de captura para nutrir uma base de dados;

  • emite notificação aos usuários sobre atualizações.

Vantagens para os usuários de aplicativos

A maior vantagem está na facilidade dos usuários em manipular aplicações e todas as funcionalidades a que tem acesso em aplicativos para empresas: a versatilidade dessa ferramenta, que apresenta diversas soluções num mesmo ambiente, dispensa a necessidade de abrir o navegador e outras páginas para alcançar o resultado da busca.

Além disso, seu cliente não precisa procurar novidades: com aplicativos ele recebe notificações em tempo real e se atualiza sobre todas as informações e serviços de interesse.

A rápida navegabilidade que os apps apresentam, mesmo em modo offline, melhora a experiência do seu cliente, que não precisa se conectar à rede ou esperar para que os recursos sejam carregados. Esse é o verdadeiro conceito de mobilidade: acessibilidade mesmo quando a Internet não está disponível.

Benefícios para empresas que aderem a essa inovação

Integração com outros sistemas

A importância de um aplicativo para empresas está relacionada com a integração entre todas as tecnologias utilizadas, para eliminar tarefas manuais, automatizar processos e aumentar a eficiência organizacional.

Com um app é possível, por exemplo, que os clientes realizem suas compras comodamente e que as empresas tenham acesso, em seus sistemas de gerenciamento e controle, como ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management), aos dados desses processos e pessoas para apurar resultados e elaborar novas estratégias.

Por um aplicativo de controle interno é possível ainda, otimizar o trabalho de equipes de vendas externas, que, remotamente e em tempo real, visualizam a tabela de preços atualizada, as condições de pagamentos disponível para cada cliente, ou informam sua localização e relatórios de venda, por exemplo.

Enriquecimento da base de dados para a tomada de decisão

Com um aplicativo também é possível ter acesso às informações sobre processos e clientes: localização, contatos, números de telefone, seguidores em redes sociais, entre outros.

Dados que permitem definir um perfil de clientes, comportamentos, fazer pesquisas de consumo, definir estratégias de marketing e posicionamento, identificar oportunidades de inserção em novos mercados, dão embasamento para qualquer tomada de decisão e facilitam a comunicação com os consumidores.

Um bom exemplo de estratégia é estabelecer, por meio dos aplicativos para empresas, um sistema de fidelização com identificação automática de consumo e acompanhamento de pontos para substituir cartões impressos.

Se for um aplicativo para ser utilizado internamente, possibilita:

  • obter informações da produtividade de setores;

  • identificar a raiz de falhas em tempo hábil para correção;

  • designar as equipes certas para funções específicas;

  • reduzir incidentes e gargalos operacionais.

Além de inúmeras funções gerenciais comandadas pelo smartphone, e, portanto, a todo momento de qualquer lugar do mundo!

Trabalho feito de qualquer lugar

Como já foi falado, essa é uma das maiores vantagens, tanto para clientes quanto para os próprios empresários, que se implementarem essa tecnologia, podem, ainda, adotar o BYOD (Bring Your Own Device — traga seu próprio dispositivo).

O BYOD é uma estratégia de redução de custos, principalmente relativos à infraestrutura de TI, mobilidade e facilitador da comunicação interna e do home office, em que colaboradores têm permissão para trabalhar com seus aparelhos de celular e smartphones.

Qualificação profissional

Capacitar equipes de trabalho, além de ser uma possibilidade de aumentar a eficiência organizacional, é a garantia da adequação dos profissionais à Indústria 4.0 e, com isso, a manutenção da competitividade da empresa no mercado.

Apesar disso, muitos profissionais tem grande parte do seu dia comprometido com tarefas relativas ao trabalho, e, pela rotina cansativa a que estão submetidos, não se sujeitam a qualificação, a menos que seja uma exigência da empresa.

Para reduzir a ocorrência dessa obrigatoriedade em promover a capacitação de profissionais, muitas empresas têm investido em EAD (Ensino à Distância), em que o aluno pode acessar conteúdos em locais diversos, como sua própria casa, em horários diferenciados.

Por meio de aplicativos em que são disponibilizados materiais como apostilas, vídeos e artigos, a empresa agrega valor ao conhecimento de seus funcionários, que podem acompanhar palestras e workshops online e receber notificações quando não participam de alguma atividade.

Proximidade com os clientes

Enquanto na web os clientes consultam informações e recebem, diariamente, um volume enorme de dados de diferentes plataformas, o aplicativo permite que haja uma interação diferenciada com a empresa.

Essa interação se dá devido a sensação de proximidade proporcionada pelo aplicativo, que passa a ser um canal direto de comunicação entre cliente e empresa, onde é possível enviar feedbacks e fortalecer a confiabilidade do consumidor com a marca.

Novo canal de marketing

Além da quantidade de dados disponibilizados para seleção e análise, aplicativos para empresas são ferramentas que oferecem um valor ao usuário, já que ao realizar o download na loja de apps, o cliente visualiza uma solução possível para o seu problema.

Dessa forma, o cliente da empresa passa a ser considerado um lead, que deve ser trabalhado continuadamente por ações de marketing para elevar a taxa de conversão de clientes em potencial.

Além disso, a disponibilidade do aplicativo na área de trabalho do smartphone permite o acesso constante do usuário, que ao comprar novamente interage com o app, se torna mais apto à fidelização e se engaja com todo o portfólio da empresa.

O custo de investimento em relação aos inúmeros benefícios de aplicativos para empresas farão as organizações repensarem suas estratégias de inserção nesse mercado movido pela tecnologia.

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3 comentários em “Aplicativos para empresas: por que seu negócio precisa ter um?

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