Aplicativo ou site mobile? Entenda as diferenças e as vantagens!

Muitos gestores de empresas ficam em dúvidas se devem adotar um aplicativo ou site mobile — ou os dois — para a sua estratégia de presença digital, pois nem sempre fica claro para eles a diferença entre as duas opções. A falta de informações sólidas sobre cada um dos recursos pode gerar confusão, comprometendo a definição da melhor alternativa.

Caso seja necessário optar por um desses recursos — que possuem muitas diferenças entre si —  é importante levar em consideração fatores como as características de funcionamento e o perfil dos usuários que terão acesso a eles.

É imprescindível também alinhar as vantagens de cada um aos objetivos estabelecidos na estratégia de presença digital da sua empresa. Lembrando que adotar as duas opções também é bastante válido, e pode contribuir positivamente, caso essa escolha esteja alinhada à sua estratégia.

Por exemplo, se você precisa dar uma turbinada nos acessos ao seu website e melhorar o seu ranqueamento nas páginas de pesquisa, ainda não será o momento de investir em um app. Por outro lado, caso você queira oferecer uma experiência de usuário excelente para se destacar dos concorrentes, o aplicativo é a escolha certa.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a tomar a melhor decisão.

O que é um aplicativo?

Aplicativo é um software direcionado a smartphones e tablets, que oferece uma interface mais intuitiva e um design mais bem trabalho, para que o usuário tenha uma melhor experiência e usabilidade. Também chamado de app, ele é baixado nas lojas de aplicativos dos principais provedores de sistemas operacionais — App Store, no caso do iOs da Apple, e Play Store, no caso do Android do Google.

Os apps são instalados nos dispositivos móveis e ficam armazenados na memória, até que o usuário os desinstale. A maioria deles possui muitas funcionalidades, como tirar fotos, registrar acesso automaticamente, entre outros. Eles também oferecem acesso offline, porém, há aqueles que necessitam de conexão com a internet para apresentar suas funções, como é o caso dos apps de lojas de varejo.

O uso de um app possibilita usar de forma mais completa o hardware do celular, sendo que essa é uma das diferenças entre o app e o site mobile.

O que é um site mobile?

O site mobile é uma versão da sua página na web, porém de forma otimizada para o acesso por meio de smartphones e tablets. Antes da era mobile, muitos sites não estavam preparados para caber em telas menores e nem para funcionar bem em navegadores utilizados pelos dispositivos móveis. Hoje, a tecnologia já permite que as versões mobile sejam bem completas e possam oferecer diversas funcionalidades aos usuários.

Ao contrário dos apps, com um site mobile, não será necessário instalar programas adicionais no seu smartphone. Entretanto, sempre será necessário utilizar uma conexão com a internet para acessar as informações da página.

Como escolher entre aplicativo ou site mobile?

Agora que você já sabe o que é cada um dos recursos, entenda as diferenças entre eles para saber qual a melhor opção para a sua estratégia.

Vantagens do aplicativo

Oportunidades de branding

Como um aplicativo para dispositivos móveis é uma plataforma separada do site de uma empresa, ele tem a capacidade de oferecer oportunidades de branding aos usuários. Isso significa que as empresas podem experimentar novas estratégias de comunicação. 

É importante observar que um aplicativo para dispositivos móveis oferece ao usuário uma experiência completamente diferente. Se o seu site não puder oferecer valor suficiente para seus clientes, um aplicativo para dispositivos móveis poderá ser o caminho a seguir, pois trata-se de outro canal de engajamento.

Personalização

Ao personalizar apps, você oferece informações e produtos com base em seus interesses, localização, comportamento de uso e muito mais. Com os aplicativos para dispositivos móveis, é fácil fornecer a eles uma experiência personalizada. 

Os apps podem permitir que os usuários configurem suas preferências quando fizerem o download do aplicativo para ajustar às próprias necessidades. Por outro lado, os aplicativos também podem rastrear o envolvimento do usuário e usá-lo para oferecer recomendações e atualizações personalizadas. 

Além disso, os aplicativos para dispositivos móveis também podem identificar a localização dos usuários para fornecer conteúdo específico para a região, como promoções especiais ou ofertas em um determinado local da loja.

Recursos do dispositivo

Um aplicativo nativo pode interagir com os demais recursos e com o hardware do dispositivo, como a câmera, a localização do GPS e assim por diante. Ter acesso a esses recursos é particularmente importante para aplicativos de varejo, pois aprimora significativamente a experiência do cliente

Se há uma grande verdade nas compras online é que a experiência do cliente é importante. Aqui estão apenas algumas das possibilidades:

  • notificações via push;
  • link de um clique para ligações e e-mails;
  • vibração e alertas do dispositivo;
  • atualizações instantâneas e automáticas.

Os sites para celular, por outro lado, são muito limitados quando se trata de acessar as demais funcionalidades de um dispositivo. Eles podem até usar recursos como câmera, GPS etc. No entanto, existem muitas restrições tecnológicas ao utilizá-los.

Acesso offline

Muitos aplicativos móveis podem ser executados sem conexão com a internet. Embora exijam banda larga para realizar a maioria de suas tarefas, alguns continuam funcionando mesmo enquanto estiverem no modo offline. Com essa vantagem, é possível acessar informações a qualquer hora e em qualquer lugar.

Envolvimento do cliente

Os aplicativos para dispositivos móveis são executados com seu próprio ambiente de interface, o que permite que os usuários se tornem mais imersos na experiência móvel. Afinal, um bom app tenta resolver problemas reais. 

Além disso, os apps permitem maneiras mais interativas para o usuário interagir com seu conteúdo. Em vez de analisar exatamente o mesmo texto e imagens de um website, eles podem integrar recursos que permitem aos usuários interagir com determinados componentes do aplicativo. 

Se um app oferecer muito valor para um usuário, ele retornará com frequência, tornando-se um hábito.

Presença de marca

Mesmo quando os usuários não estão usando ativamente um aplicativo, eles ainda são lembrados da marca associada. O ícone do app funciona como um anúncio para a marca. Isso representa uma enorme oportunidade para o marketing segmentado e gera um nível de engajamento do cliente que não pode ser igualado em nenhum outro canal. 

Para isso, os aplicativos para dispositivos móveis devem ser criados com a experiência móvel em mente — em vez de serem simplesmente um website adaptado para uma plataforma de aplicativo. Afinal, os consumidores esperam uma experiência perfeita e distinta em todas as plataformas, pois isso demonstra uma maior consistência da marca. 

Como mencionado anteriormente, um website para dispositivos móveis é um site que possui um design responsivo e funciona para diferentes tamanhos de tela. Essencialmente, é uma versão personalizada de um site comum usado especificamente para dispositivos móveis. Aqui estão os benefícios de um site para celular:

Vantagens do site mobile

Alcance mais amplo do público

Um site para dispositivos móveis é acessível em todas as plataformas e pode ser facilmente compartilhado. Em termos de mecanismos de pesquisa, ele tem maior capacidade de alcance do que um aplicativo móvel, que precisa ser pesquisado e baixado no Google Play ou na App Store.

Viabilidade econômica

Dependendo da complexidade, um site para dispositivos móveis responsivo pode ser mais econômico do que o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Isso vale especialmente se você quiser que seu aplicativo tenha presença em mais de um sistema operacional mobile, como iOs ou Android.

Usabilidade 

Também é importante observar que o design do website para dispositivos móveis depende das redes usadas para acessá-lo. O acesso, a qualidade e a velocidade da conexão são fatores que afetarão sua experiência na web para dispositivos móveis, se uma rede Wi-Fi estiver disponível.

Com essas informações, será mais fácil para você escolher entre aplicativo ou site mobile. No fim das contas, a melhor opção é optar por ambos — se seu orçamento permitir. No entanto, independentemente da estratégia adotada, é essencial contar com desenvolvedores especializados para garantir um produto final que realmente agregue valor ao seu negócio.

E aí, alguma dúvida a respeito dessas estratégias? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *