Aplicativo Indústria 4.0 – CASE INDUSTRIA DE PAPEL CELULOSE

Desafio : Indústria 4.0 – Captando dados através de dados da máquina

Convidada pelo departamento de tecnologia da Contech Brasil LTDA, uma das principais empresas no fornecimento de tecnologia e insumos do segmento de papel e celulose no Brasil, para participar de um projeto inovador em sua área de atuação, através de um projeto desafiador de desenvolver uma solução para monitoramento de equipamentos e automatização de visitas técnicas em campo, e que ofereça uma ferramenta eficiente e dinâmica no atendimento das grandes produtoras do segmento como Klabin, Suzano Report, entre outros clientes da empresa.

Solução Indústria 4.0 – Dashboard de dados de máquina

A FocalWeb  desenvolveu o projeto de aplicativo, para o sistema de digitalização dos processos de atendimento e monitoramentos dos produtos fornecidos pela empresa, utilizando o conceito IOT (Internet das Coisas) desenvolvido junto ao departamento de tecnologia da Contech Brasil

Foi realizado a instalação de um sistema de telemetria nos equipamentos das empresas para captação das variáveis dos equipamentos, transformando os parâmetros em dados, permitindo assim, e envio das informações ao aplicativo, fornecendo informações aos técnicos da empresa realizarem o gerenciamento dos níveis de insumos a distância e em tempo real.

Foi possível verificar tambem de forma cosntante e em tempo real a densidade de insumos, níveis de reserva, pressão do sistema, entre outros, oferecendo aos técnicos um monitoramento preciso, para ações em caso de falta de insumos, ou outras variáveis,.

A ideia do aplicativo é otimizar o atendimento de alta qualidade, o suporte técnico especializado, aplicado ao conceito atendimento da Contech Brasil 

“Não pretendemos apenas atender a demanda ou oferecer um commodity, e sim fazer a diferença nos resultados, criando novos produtos personalizados para atender necessidade específicas do cliente” 

– informa a Diretora de Marketing da empresa Carolina Carvalho.

Objetivos – Indústria 4.0

Um dos principais objetivos do Aplicativo é coletar dados, alimentar um banco de dados para geração de histórico de consumo dos equipamento e frequência necessárias de visitas para cada cliente, buscando a excelência no atendimento prestado pela Contech Brasil a seus clientes, se antecipando as ocorrências dos equipamentos e mantendo sempre o máximo de sua produtividade.

O processo de captação de dados inicia-se com a instalação do sistema de monitoramento que é integrado ao equipamento, fornecendo informações como temperatura, pressão do sistema, níveis e densidade dos suplementos, controle de vazão de fluidos, oferecendo informações em tempo real do equipamento instalado nas plantas aos técnico da Contech Brasil e gestores da empresa, um verdadeiro case de sucesso da indústria 4.0.

O técnico possui em tempo real, as informações do equipamento de seus clientes, podendo acessar remotamente sempre que identificar uma variação ou algum parâmetro fora do normal, prevenindo uma quebra do equipamento, já notificando os envolvidos do controle do equipamento no cliente, gerando uma ação imediata.

Ao acionar os envolvidos da empresa o técnico se direciona ao cliente, a fim de, prestar o primeiro atendimento e solucionar a possível parada de produção, garantindo uma produtividade de excelência e reduzindo consumo e custos de produção e aumentando a produção, eficiência garantida da exposição de dados de chão de fábrica em aplicativos de celulares, demonstrando o poder da Industria 4.0.

Para a transmissão das informações dos equipamentos a longa distância, foi necessário a configuração de servidores de alta qualidade, que apresentam atualização em tempo real, permitindo o acompanhamento do status da máquina e sua produção, inclusive permitindo ações no equipamento através do aplicativo, como redução da vazão de uma válvula em caso de extrema pressão evitando o efeito “ariete” que pode danificar o sistema do equipamento.

Aplicação Case Indústria 4.0

O novo projeto da Contech Brasil trata-se de uma evolução enorme no atendimento e monitoramento da produção e eficiência em resultados, mas como os dados são transmitidos?

O equipamento de telemetria instalado em uma máquina ou equipamento dos clientes da empresa, converte as informações das variáveis em dados, transmitindo ao servidor em nuvem através do sistema GSM (Global System for Mobile Communications), os dados são enviados ao servidor que registra as informações em seus banco de dados, retransmitindo aos usuários do aplicativo em tempo real, os dados são transformados em informações para os técnicos da Contech e demais responsáveis, que podem acompanhar os equipamento através do Aplicativo em seus smartphones ou em um Desktop dentro da empresa.  

A geração de histórico de atividades permite a empresa se antecipar a possíveis ocorrências e determinar a durabilidade ou consumo de determinados itens e produtos fornecidos pela empresa, visando sempre ações de melhoria e redução de custos para o cliente, atuando com uma manutenção preventiva e planejada em determinados casos, que em comparação de custos com a hora máquina parada para manutenção corretiva é muito inferior ao custo de uma parada preventiva.

Resultados – Industria 4.0

O aplicativo idealizado para a criação de um novo processo de atendimento digital para as empresas clientes da Contech Brasil, trouxe uma melhor interação e personalização do atendimento das fábricas de papel e celulose em todo o país, colocando a Contech na vanguarda na aplicação de tecnologias que melhoram a produtividade das empresas do segmento.                                                          

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