5 vantagens de ter um aplicativo personalizado para o seu negócio

Com a popularização dos dispositivos mobile e das conexões móveis de alta velocidade, smartphones e tablets tornaram-se a porta de acesso a conteúdos online para um número cada vez maior de pessoas. Isso mudou radicalmente a maneira como pessoas lidam com empresas online.

Se antes apenas a presença em um site e uma conta de e-mail eram o necessário para manter relacionamentos em meios digitais, atualmente é fundamental o investimento em mecanismos de contato multicanais. Nesse cenário, a adoção de aplicações mobile personalizadas pode ter um impacto direto nas receitas da empresa.

Quer saber o motivo? Então veja abaixo a nossa lista de vantagens para o investimento em aplicativos personalizados!

1. Presença mais robusta no mercado

Ter visibilidade na sua área de atuação é crucial para qualquer empresa. Não é à toa que o investimento em marketing cresce a cada dia: se o negócio não consegue se posicionar corretamente diante do seu público-alvo, as chances de ele não atingir as suas metas de vendas são altas.

Com aplicativos personalizados, a empresa consegue maximizar a sua visibilidade. A marca acompanhará o seu consumidor em um dos seus principais dispositivos: com um clique, o cliente terá acesso a promoções, informações sobre o seu histórico de relacionamento com a empresa e novidades do negócio.

Consequentemente, a relação da marca com os seus consumidores será muito mais robusta. O negócio terá mais mecanismos para atingir o seu público-alvo e criar um relacionamento de médio e longo prazo.

2. Canal direto para o relacionamento com consumidores

O aplicativo personalizado de uma empresa pode funcionar como um canal direto de relacionamento com os consumidores. Em uma economia em que pessoas exigem serviços ágeis e que são capazes de solucionar demandas com precisão e a qualquer momento, contar com uma estratégia de relacionamento que envolve um app mobile próprio é crucial.

A empresa poderá, por exemplo, integrar o aplicativo mobile a um sistema de atendimento. Dessa forma, o consumidor conseguirá solucionar pequenas demandas (como mudanças de dados cadastrais) com o apoio dos times de atendimento.

A aplicação personalizada também pode ser utilizada para que os consumidores consigam solucionar demandas mais complexas. Com o suporte das APIs de sistemas mobile para acesso a itens como arquivos e a câmera do aparelho, o atendimento torna-se mais dinâmico, com o usuário sendo capaz de enviar fotos de comprovantes e solucionar demandas complexas mais rapidamente.

3. Fortalecimento e valorização da marca

Manter a marca fortalecida também é algo importante para o sucesso do negócio. Com um aplicativo mobile, a empresa consegue reforçar a sua imagem como companhia moderna e comprometida em criar novos laços com os seus consumidores. A empresa conseguirá divulgar novidades a qualquer momento, direcionar mensagens publicitárias com mais precisão e avaliar a melhor hora de entrar em contato com o seu público-alvo — tudo isso feito com uma chance maior de retorno positivo.

A criação de novos canais de venda e relacionamento também auxilia a empresa a fortalecer a sua marca. Com um aplicativo mobile bem estruturado, o negócio pode flexibilizar tais pontos das suas estratégias, uma vez que o consumidor terá mecanismos mais dinâmicos para manter-se em dia com os produtos e serviços do negócio.

4. Fidelização de consumidores

Um dos maiores desafios de uma empresa é a fidelização de consumidores. Negócios de todas as áreas investem em estratégias para garantir que uma pessoa continue a se relacionar com a sua marca após a primeira venda, uma vez que isso implica em um fluxo contínuo de receitas a médio e longo prazo. Além disso, torna a expansão dos serviços mais prática e econômica, pois poucas formas de divulgação são mais eficazes do que as feitas de maneira espontânea.

Nesse sentido, o aplicativo personalizado consegue ampliar o sucesso das estratégias de fidelização utilizadas pela empresa — e isso é feito por meio de vários fatores.

A criação de um novo canal de vendas, por exemplo, consegue reduzir o tempo necessário para que consumidores comprem novos produtos e serviços. Combinando esse fator à possibilidade de enviar alertas personalizados, a companhia terá um número maior de vendas em médio e longo prazos.

Já a implementação de um novo canal de suporte facilita a resolução de problemas. Quando consumidores conseguem obter atendimento com mais agilidade e precisão, eles se mantêm fiéis à marca — mesmo que o seu problema não seja solucionado.

5. Processos de vendas mais simples

Os aplicativos personalizados também geram um processo de vendas mais simples e dinâmico, algo que impactará diretamente na rentabilidade da companhia. A chance de pesquisar e comprar um produto diretamente com o telefone torna a experiência mais ágil.

Isso fideliza consumidores e elimina etapas da rotina de compra de um produto. Consequentemente, a companhia poderá atingir mais pessoas e garantir fluxos contínuos de receitas.

6. Maior conhecimento de consumidores

Ao instalar uma aplicação mobile, o usuário pode compartilhar uma grande quantidade de informações sobre o seu perfil com a empresa. Dados sobre os locais frequentados, a maneira como os aparelhos mobile são utilizados, o tipo de dispositivo que o cliente possui, os momentos em que ele frequenta uma loja física ou mesmo pesquisa sobre novos produtos são apenas alguns dos registros que uma empresa consegue obter com uma aplicação mobile.

Essas informações, cruzadas com dados já coletados em outras plataformas, tornam-se novas oportunidades de vendas. A empresa poderá utilizar aplicações de Big Data para conhecer melhor o seu público-alvo e, assim, otimizar ainda mais as suas campanhas de vendas.

No longo prazo, a empresa terá as bases para criar campanhas de marketing mais inteligentes e personalizadas. Também será possível enviar alertas a qualquer momento sobre novos produtos de acordo com o comportamento prévio de um usuário. Ao passar por uma loja da empresa ou horas após pesquisar por um produto, por exemplo, o negócio tem a chance de enviar um desconto para o usuário e, assim, gerar uma venda.

Em resumo, a empresa que investe em um aplicativo personalizado tem a chance de criar melhores fluxos de vendas no médio e no longo prazo, além de fortalecer a sua marca entre os seus consumidores. O negócio conseguirá criar novos canais de vendas e relacionamento, fidelizando com mais facilidade o seu público. Graças aos dados que podem ser coletados, as campanhas de marketing tornam-se muito mais eficazes.

Para que a empresa possa aproveitar todos esses benefícios, é crucial desenvolver aplicativos personalizados que tenham uma boa experiência de uso, um layout e um design alinhado ao seu público-alvo e funcionalidades inovadoras. Se você quer saber como isso pode ser feito com o apoio de um parceiro estratégico, entre em contato com um de nossos especialistas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *